Para o deleite dos amantes do assunto, este ano representou um indiscutível período de belas recordações. Teve de tudo: de dirigível a F-5, passando por T-6 Texan e corrida do ACRO Sport II com a Kawasaki, além da “esquadrilha da fumaça” colorindo autódromos e estádios, inclusive em ala com suas origens (as aeronaves atuais voaram com um modelo das antigas), gerando belas imagens pelo Brasil. Sem contar os “Spotterdays”, fazendo a alegria dos mais aficionados e permitindo a interação que todos almejamos entre as operadoras aeroportuárias e os respectivos entusiastas.
Mesmo diante de desafios econômicos e climáticos, este pequeno paraíso visual ofereceu uma experiência capaz de nos fazer esquecer adversidades, permitindo-nos simplesmente contemplar o céu ao som de clássicas canções, ruídos e o cheiro característico do querosene queimando. Não foi um ano comum, afinal, celebramos o 150° aniversário do “criador da coisa toda” (sem desmerecer os Brothers, é claro). Então nada mais justo que uma homenagem à altura, mesmo sendo ideal para isso em alguns momentos a falta dela ( entenda-se “passagem baixa” ). Não será por falta de emoção que deixaremos de lembrar desta querida e bem comemorada marca.
Parabéns aos envolvidos, em terra e ar, por nos presentearem com experiências que perpetuarão o fascínio pela aviação nas novas gerações, despertando aquele arrepio ao simples girar de uma hélice por aí.
Video Institucional da Força Aérea Brasileira.