Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, São Paulo sediou o Curso de Serviço de Emergência Médica por Helicóptero (HEMS), uma iniciativa promovida pela Fundação da Academia Francesa de Medicina (FAM) e pela Fundação Airbus. Contando com o suporte da Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (ABOA) e da Helibras, o evento reuniu mais de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e pilotos, provenientes de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal.
O curso teve uma programação abrangente, com dois dias dedicados a conteúdos teóricos na Universidade Anhembi Morumbi, seguidos por atividades práticas realizadas no Aeroporto Campo de Marte, no Hangar da Helimarte.
O curso contou com a expertise de instrutores renomados, incluindo três médicos franceses, Frédéric Chavet, Hervé Coadou, Stéphane Foucher, e um piloto alemão, Ralph Setz. Destaque para a contribuição do Prof. Dr. Eduardo Beni, que ministrou uma aula sobre a regulamentação do HEMS no Brasil, demonstrando o caráter regulatório brasileiro como fonte de integração dos conteúdos aplicados no curso ministrado um uma entidade estrangeira.
Empresas de Táxi Aéreo, como Airjet e Helimarte, juntamente com o Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM), participaram ativamente do módulo prático, utilizando equipamentos e aeronaves.
Editorial
Este curso marca um avanço significativo no desenvolvimento do Serviço de Emergência Médica por Helicóptero no Brasil, reunindo especialistas nacionais e internacionais para fortalecer as práticas e regulamentações na área. A participação expressiva e o envolvimento de diversas empresas do setor refletem o compromisso da comunidade aeromédica em promover a excelência no atendimento de emergência.
A contribuição da Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (ABOA) e o engajamento do Prof. Dr. Eduardo Beni foram fundamentais para criar uma atmosfera rica de aprendizado, visando aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais que atuam no Brasil. O curso realizado, sem dúvida, contribuiu para a formação desses profissionais, que agora se tornam agentes multiplicadores em suas organizações de origem.
Destacamos também a participação de entidades privadas e públicas em fornecer espaço, materiais e aeronaves para as atividades práticas. Com a união das instituições, profissionais e empresas, o sucesso dos próximos cursos está garantido!
Para mais informações acesse: https://www.resgateaeromedico.com.br/mais-de-100-profissionais-realizam-curso-sobre-helicopter-emergency-medical-services-hems-em-sp/
Fonte: resgateaeromedico.com.br
Foto de Capa: Edmilson Spotter