O Vale do Paraíba pode entrar na rota aérea brasileira com novas oportunidades de negócios para o aeroporto de São José dos Campos. Durante a visita técnica do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foram discutidas as possibilidades de transformar o aeródromo no quarto aeroporto do Terminal Aéreo de São Paulo, dada sua capacidade de se tornar uma alternativa viável aos principais aeroportos da região.
O Aeroporto de São José dos Campos está se preparando para assumir um papel de destaque no cenário aeroportuário da região. Durante a visita do ministro dos Portos e Aeroportos, foi apresentado o projeto de ampliação, que prevê a construção de um novo terminal capaz de atender até 25 milhões de passageiros por ano e movimentar mais de 300 mil toneladas de cargas. Além disso, o projeto inclui a implantação de um Distrito Industrial e um Centro Logístico, que contribuirão para o desenvolvimento regional e a geração de empregos.
Aviação Regional
A expectativa da expansão do aeroporto também será uma excelente oportunidade para aviação regional. Através do Vale do Paraíba é possível conectar cidades do Sul de Minas e o litoral de São Paulo. A Azul Conecta, uma empresa da Azul Linhas Aéreas, seria uma ótima ferramenta de conexão regional e certamente aumentaria a capilaridade do aeródromo. Atualmente a empresa atua na região com voos fretados e transporte de carga.
A proposta de ampliação do Aeroporto de São José dos Campos representa um salto em sua capacidade operacional, fato que vai atrair mais desenvolvimento para região. O novo terminal aumentará em mais de 8 vezes a capacidade atual de passageiros e cargas, tornando-o uma alternativa competitiva aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A transformação do Aeroporto de São José dos Campos em um importante hub aéreo será um atrativo para novas empresas, pois beneficiará a região com mais oportunidades de negócio. Com a ampliação prevista e os projetos complementares em andamento, o aeroporto estará caminhando em direção a um futuro de maior conectividade, desenvolvimento econômico e prosperidade para o Vale do Paraíba e demais regiões.
Editorial.
O interesse em expandir e modernizar do Aeroporto de São José dos Campos demonstra o potencial da região em se tornar um polo aeroportuário de destaque. O Vale desde muito tempo acomoda o maior polo de tecnologia aeronáutica do país, como é o caso da Embraer e DCTA. O aumento da capacidade operacional vai aumentar a disponibilidade de assentos, onde espera-se que a comunidade local adote o modal aéreo como meio de transporte. É muito importante que haja ocupação dos voos para viabilizar novas rotas. Nos próximos dias (27/Mar) a Gol Linhas Aéreas iniciará suas operações, momento em que veremos o verdadeiro potencial para aviação comercial no Vale do Paraíba.
Fonte: Prefeitura de S José dos Campos
Texto: @luizcarlosaero