Neste mês, o Governo Federal e a LATAM Brasil comemoraram a inauguração da rota São Paulo-Joanesburgo no Aeroporto de Guarulhos. Na cerimônia, Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, representou o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, representou o grupo LATAM. Também estiveram presentes executivos da Embratur, GRU Airport e Infraero.
A rota São Paulo-Joanesburgo faz parte de uma ação do Grupo LATAM no fortalecimento das conexões para Europa e África com o intuito de abrir novas oportunidades para o turismo para brasileiros e os países da América do Sul que podem fazer conexão em São Paulo no Aeroporto de Guarulhos.
Um Destino Estratégico
Joanesburgo, uma das principais cidades da África do Sul e desempenha um papel crucial como ponto de entrada para brasileiros que desejam explorar o continente africano. Como um dos centros econômicos mais importantes da África, Joanesburgo oferece diversas atrações e oportunidades para viajantes brasileiros. Através dela é possível fazer conexão para outras cidades como, por exemplo, Cape Town, também conhecido como Cidade do Cabo, lugar procurado por estudantes para estudar a língua inglesa.
Governo Federal
Márcio França destacou a importância da nova rota, afirmando: “O presidente Lula nos havia solicitado mais voos com a África e, graças a essa importante iniciativa da LATAM, estamos inaugurando o voo Guarulhos-Joanesburgo, que fará conexão com outros 47 destinos no continente africano.”
Por sua vez, Jerome Cadier enfatizou o compromisso da LATAM com o Brasil, declarando: “A LATAM tem compromisso com o Brasil. Nenhuma outra empresa aérea voa deste país para 90 destinos no mundo. E agora somos a única brasileira a voar do Brasil para a África.”
O voo LA8058 (Guarulhos-Joanesburgo) será operado três vezes por semana em aeronaves, Boeing 787-900 com capacidade para 300 passageiros. O primeiro voo decolou no sábado, dia 2 de setembro, às 17h25 (hora local) e está previsto para pousar em Joanesburgo no dia seguinte, 3 de setembro, às 8h10 (hora local). Espera-se que a nova rota transporte anualmente cerca de 75 mil passageiros entre o Brasil e a África do Sul. Esta nova conexão representa um marco importante no fortalecimento das relações entre os dois continentes.
Aeronave
O Boeing 787-9 Dreamliner é uma aeronave de passageiros de longo alcance fabricada pela Boeing como parte da família de aeronaves Dreamliner. Seu projeto é conhecido pela eficiência no consumo de combustível e tecnologia embarcada. Ele foi construído principalmente com materiais compostos avançados, como fibra de carbono reforçada, que tornam a aeronave mais leve e aerodinamicamente eficiente. Isso resulta em uma redução significativa no consumo de combustível em comparação com aeronaves mais antigas.