A Robinson Helicopter Company introduziu um novo cone de cauda para o helicóptero R66 Turbine, destinada a reduzir a probabilidade de colisão do mastro, uma das causas mais graves de acidentes fatais no modelo.
O design existente do R66, assim como os modelos R44 e R22 anteriores a ele, apresenta um estabilizador horizontal assimétrico no lado direito da cauda, diretamente em frente ao rotor de cauda. A nova empenagem, recentemente certificada pela Administração Federal de Aviação FAA e revelada oficialmente em 5 de setembro, substitui esta superfície por um estabilizador horizontal fixo e simétrico localizado à frente do rotor de cauda.
Kurt Robinson, presidente da Robinson Helicopter, afirmou que a mudança para um estabilizador simétrico reduz os momentos de rolamento, proporcionando maior estabilidade durante voos em altas velocidades. O estabilizador e o novo cone sofrerão mudanças de manutenção , assim o intervalo entre revisões (TBOs) passará para 4.000 horas, em comparação com as versões existentes as intervenções é de 2.000 horas.
A empenagem atualizada será padrão em todos os novos helicópteros R66 produzidos registrados pela FAA, começando com o número de série 1279, que está programado para entrega na fábrica nas próximas semanas. A Robinson também está buscando a validação da mudança de projeto com outras autoridades de aeronavegabilidade civil em todo o mundo e entregará R66s registrados no exterior com as melhorias à medida que as aprovações regulatórias forem obtidas.
No Brasil a certificação será encaminhada para ANAC.
Para as aeronaves já existentes a modificação, caso seja o desejo do proprietário, trará melhorias em níveis de segurança além de elevar a estabilidade de voo, fato que não modifica o envelope de voo autorizado para Robson 66.
Cabe ressaltar que os novos helicópteros equipados com esta superfície simétrica serão avaliados mundialmente e novas modificações poderão ser aplicadas em forma de boletins de serviço.
Disponibilidade de kit de Retrofit
Pensando em seus clientes a Robinson planeja disponibilizar kits de retrofit, potencialmente no início do próximo ano, embora o momento exato e o preço do kit ainda não tenham sido determinados. A empresa também planeja, no futuro, certificar modificações semelhantes para seus helicópteros menores movidos a pistão, o R44 de quatro lugares e o R22 de dois lugares.
Avaliação do Editor
As melhorias aplicadas é um compromisso da Robinson Helicopter Company em melhorar a segurança de suas aeronaves que são sucesso de vendas no mundo. Os riscos aplicados a voo em alta velocidade e a incidência de correntes de ventos ascendentes que causaram muitos acidentes, inclusive um acidente no Brasil que está sob investigação, reforça o interesse da fabricante em proporcionar mais camadas de proteção para a Linha Robinson.