Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Aena apresenta projeto de ampliação e modernização do aeroporto de Congonhas

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Na manhã desta segunda-feira (25), a Aena revelou o plano de expansão e modernização para o Aeroporto de Congonhas. Com investimentos de R$ 4,5 bilhões, o projeto visa aumentar a capacidade operacional do aeroporto, ampliar o saguão de check-in de demais áreas para novos espaços comerciais. A nova gestão promete mais eficiência e conforto para os passageiros.

O Aeroporto de Congonhas, a principal porta de entrada e saída aérea da cidade de São Paulo, está prestes a passar por uma transformação significativa. Sob a liderança da Aena Brasil, o projeto abrangente visa tornar o aeroporto mais eficiente, oferecendo mais espaço, conectividade e conforto aos passageiros, sem comprometer a capacidade operacional. Com um investimento substancial e o apoio de várias entidades, incluindo o Ministério de Portos e Aeroportos e a prefeitura de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas está se preparando para uma nova fase de desenvolvimento. Desde que assumiu o Aeroporto em 17 de outubro de 2023, a empresa de origem espanhola vem desenvolvendo diversas melhorias pontuais no aeroporto que demanda muito investimento para uma mudança significativa em que seja visível para os passageiros. Hoje o aeroporto presta um serviço semelhante ao oferecido pela Infraero, antiga administradora, no entanto , com a divulgação dos pacotes de melhorias, espera-se que este cenário possa mudar nos próximos anos.

Foto: @luizcarlosaero

Aena no Mundo

Atualmente a Aena possui 46 aeroportos e 2 heliportos sob a sua responsabilidade na Espanha. Em outros países a empresa administra 37 aeroportos dos quais 17 estão no Brasil. No mundo a empresa registrou um movimento de 410 milhões de passageiros em seus aeroportos, em 2023, sendo que no Brasil foram 41 milhões de passageiros.

Foto: @luizcarlosaero – Sala de Embarque CGH.

O pacote de investimentos da Aena Brasil no bloco SP/MS/PA/MG inclui um montante significativo destinado ao Aeroporto de Congonhas. Um novo terminal de passageiros, com mais que o dobro do tamanho do atual, está nos planos, juntamente com novas pontes de embarque e melhorias para a eficiência operacional. A área comercial do aeroporto também será expandida, oferecendo aos passageiros uma variedade de opções de lojas e serviços que inclui novas salas Vips. Com todas essas melhorias, o Aeroporto de Congonhas será capaz de movimentar até 29,5 milhões de passageiros por ano, após a conclusão do projeto.

As obras para o novo terminal de passageiros estão programadas para começar ainda em 2024, com conclusão prevista até junho de 2028. A ampliação do aeroporto não apenas aumentará sua capacidade, mas também melhorará significativamente a experiência dos passageiros, oferecendo mais conforto e conveniência.

Editorial

Com a implementação do novo pátio de aeronaves e das 19 pontes de embarque, o Aeroporto de Congonhas ganhará não apenas em eficiência operacional, mas também em termos de oferta comercial. O aumento do espaço destinado a lojas, salas VIP e escritórios promete uma experiência mais agradável e conveniente para os passageiros, com serviços compatíveis com as necessidades dos passageiros que passam dificuldades em horários de grande movimento. A falta de organização da área externa do aeroporto com vias congestionadas e pela falta de um espaços adequados para embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles que usam aplicativos é um dos grandes desafios da nova administração. O anuncio da inauguração da linha 17 ouro pelo Governo do Estado em 2026 também é algo que vai ajudar na conectividade do aeroporto com o transporte sobre trilhos. Veremos!

Fonte: Aena Brasil

Revisão: @luizcarlosaero

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress