Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Aeroporto de Congonhas é Reaberto após Incidente com Avião de Pequeno Porte

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Congonhas, 02 de novembro de 2023.

Na noite desta quarta-feira, dia 1 de novembro, o Aeroporto de Congonhas, localizado na Zona Sul de São Paulo, foi fechado para pousos e decolagens por motivo de obstrução da pista principal. Um avião de pequeno porte, da marca Piper Aircraft PA-42, vindo de Cuiabá, ao aterrissar, enfrentou problemas no trem de pouso, o que levou ao fechamento temporário da pista. No entanto, é importante ressaltar que não houve registro de feridos durante o incidente.

De acordo com informações da Aena, a concessionária responsável pela administração do aeroporto, a operação foi retomada às 21h49, após serem adotadas as medidas necessárias para garantir a segurança das operações aéreas.

Foto Ilustrativa: Luiz Carlos Jr.

Nesse período de interrupção, 17 voos que estavam programados para pousar no Aeroporto de Congonhas foram redirecionados para outros aeroportos, e 13 voos tiveram que ser cancelados.

O responsável pela aeronave, Hélio Vicente, que também responde pela empresa Abelha Táxi e Aeromédico, informou que o avião estava realizando o transporte de um paciente de Cuiabá para São Paulo. Ele lamentou o ocorrido e assegurou que a manutenção da aeronave está em dia.

A aeronave envolvida, identificada como PR-BZZ, possui autorização para operações de táxi aéreo e pertence à Abelha Táxi Aéreo e Manutenção conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Seu ano de fabricação é 1983.

Foto Ilustrativa do modelo de aeronave. Internet

Empresas aéreas, como a Azul e a Latam, também tiveram que tomar medidas devido ao fechamento temporário do aeroporto. Alguns voos foram alternados para aeroportos próximos, e outros precisaram ser cancelados. Ambas as companhias se comprometeram a prestar assistência aos passageiros afetados pelo fechamento temporário do aeroporto.

Dois incidentes em menos de uma semana, mas fique atendo!

Este não foi o primeiro incidente aéreo no Aeroporto de Congonhas nos últimos dias. Recentemente, no domingo, dia 29 de outubro, um avião modelo Cirrus G2, vindo de Goiânia, teve um pneu furado durante o pouso, também demandando auxílio.

Nesta matéria destacamos que não existe correlação entre os incidentes, classificados como eventos isolados. Jamais em nossa redação usaremos eventos que envolvem acidentes ou incidentes aeronáuticos para dar opinião a respeito da manutenção da aeronave ou atitudes dos pilotos envolvidos. A aviação é um ambiente controlado que engloba diversos profissionais, regulamentos e operadores comerciais. Cada ente desta cadeia estão sujeitos ao controle de normas e contratos aplicados. Cada um será responsabilizado segundo as suas ações, seja na esfera criminal ou administrativa. Neste caso felizmente ninguém ficou ferido e cabe investigar o ocorrido para aumentar os níveis de segurança para o bem de toda a comunidade aeronáutica.

O Piper PA-42 Cheyenne é uma aeronave turboélice construída pela Piper Aircraft nos Estados Unidos que possui altos níveis de segurança. Os motores são da Pratt & Whitney, modelo PT6A-41, os quais são altamente confiáveis, e amplamente utilizado em aeronaves da aviação executiva. Assim, não caberia dizer que não existe segurança nesta operação. Os componentes astronáuticos estão sujeitos a falha e por esse motivo existem diversas camadas de segurança para que, no caso de falha, a aeronave e seus tripulantes não sofram danos a vida.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress