Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Airbus Realiza Testes do Sistema de Controle de Voo Elétrico para o CityAirbus

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Airbus, 21 de outubro de 2023

A FlightLab da Airbus Helicopters demonstrou com sucesso um sistema de controle de voo elétrico em preparação para uma nova interface homem-máquina (HMI) que equipará o CityAirbus NextGen, o protótipo de eVTOL da Airbus. Este marco representa um passo importante na introdução de uma nova geração de aeronaves de mobilidade urbana aérea movidas a eletricidade.

Os controles do piloto foram consideravelmente simplificados graças à assistência de pilotagem aprimorada fornecida pelo sistema de controle de voo elétrico. Marcando inédito na indústria de helicópteros, um único manche de pilotagem substitui os três controles convencionais do piloto (cíclico, pedais, coletivo) e consegue controlar todos os eixos da aeronave. Usando o único manche, o piloto pode realizar todas as manobras: decolagem, aterrissagem, subida, descida, aceleração, desaceleração, curva e aproximação.

O único manche ocupa menos espaço, oferece melhor visibilidade ao piloto, combinado com uma HMI atualizado que utiliza telas simples, fornecendo uma seleção de informações especificamente adaptadas para eVTOLs.

“Desde o início, projetamos este sistema tendo em mente todos os parâmetros de certificação, pois será um grande passo para validar o design de nosso eVTOL de mobilidade urbana aérea, o CityAirbus NextGen. A vantagem de um sistema de controle de voo elétrico é enorme, especialmente no que diz respeito à redução da carga de trabalho do piloto e, por fim, ao aprimoramento da segurança da missão. Também é um ótimo exemplo de como nossos demonstradores são usados para amadurecer os blocos tecnológicos necessários para preparar o futuro do voo vertical”, diz Tomasz Krysinski, Chefe de Pesquisa e Inovação da Airbus Helicopters.

Após o sucesso da campanha de testes de voo, a Airbus Helicopters está trabalhando na finalização dos detalhes deste novo sistema antes que novos testes sejam realizados no âmbito do projeto Vertex, conduzido em parceria com a Airbus UpNext, que avançará ainda mais na autonomia, gerenciando a navegação e simplificando a preparação da missão.

A Airbus tem sido uma das pioneiras na exploração de como a propulsão elétrica pode impulsionar o desenvolvimento de novos tipos de veículos aéreos. Em setembro de 2021, a empresa revelou seu protótipo totalmente elétrico de eVTOL, o CityAirbus NextGen. A Airbus está desenvolvendo uma solução avançada de mobilidade aérea com eVTOLs, não apenas para oferecer um novo serviço de mobilidade, mas também como um passo importante em sua missão de reduzir as emissões na aviação em toda a sua gama de produtos.

Comentários

YOUTUBE
INSTAGRAM
DESTAQUE
EM ALTA

Essa iniciativa representa um avanço na capilaridade das rotas latino americanas, fato que coloca a Azul Linhas Aéreas em posição de destaque no cenário turístico Sul Americano.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress