Desde sua escolha estratégica nos anos 70 até se tornar um hub vital para o estado, o BH Airport completa quatro décadas de contribuições para o turismo, a economia e a sustentabilidade em Minas Gerais.
Quando o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram o Vetor Norte de Belo Horizonte em busca de um local para um novo aeroporto, ninguém imaginava que dali surgiria o BH Airport, hoje um dos hubs aéreos mais importantes do Brasil. Completando 40 anos em 28 de março, o aeroporto tem sido um catalisador de crescimento econômico, conectividade e práticas sustentáveis para o estado.
Escolhido por sua topografia favorável, o BH Airport rapidamente se tornou uma peça fundamental na infraestrutura de Minas Gerais. Com uma pista extensa e um terminal moderno, o aeroporto movimentou 90 mil passageiros em seu primeiro ano de operação. Hoje, com mais de 10,5 milhões de passageiros e 28 mil toneladas de carga movimentadas em 2023, o BH Airport conecta Minas Gerais ao mundo, impulsionando o crescimento econômico e empregando cerca de 6 mil pessoas.
“Estamos comprometidos com o legado positivo que queremos deixar não apenas para a comunidade local e para a economia mineira, mas também para o mundo. Nesse sentido desenvolvemos diversas ações de mitigação de impacto ambiental, como o projeto 400Hz + PCA, que que fornece energia elétrica certificada como de fonte renovável, durante os serviços de embarque e desembarque das aeronaves. Além disso, substituímos empilhadeiras movidos a GLP e diesel pelas elétricas. No total, a redução das emissões de carbono já acumula mais de 5 mil toneladas, o que representa 48% das emissões que o BH Airport registrava no ano base em 2017”, afirma Daniel Miranda.
O reconhecimento internacional pela qualidade dos serviços prestados também é um ponto forte do BH Airport, com aeroporto mais sustentável do Brasil pela Anac e o primeiro aeroporto neutro em carbono do país. Na última década, o aeroporto quadruplicou o número de voos internacionais, consolidando sua posição como referência em atendimento e infraestrutura.
Ao longo de quatro décadas, o BH Airport passou de um projeto ambicioso a uma realidade que transformou Minas Gerais. Sua trajetória é marcada por inovação, crescimento econômico e compromisso com o meio ambiente. Como ponto de conexão vital para o estado, o aeroporto continua a desempenhar um papel fundamental no futuro de Minas Gerais e além.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Fonte: BH Airport