Brasil, 23 de Outubro de 2023
Hoje comemoramos o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, datas que marcam importantes eventos na história da aviação e da defesa do Brasil.
Em 1906, o visionário Alberto Santos Dumont realizou um feito extraordinário ao concretizar o primeiro voo motorizado do 14 Bis, lançando as bases da aviação moderna do mais leve que o ar para o mais pesado que o ar. Seu pioneirismo e inovação mudou definitivamente o transporte aéreo e abriu portas para construção de diversas aeronaves, inspirando gerações de aviadores em todo o mundo através do sonho de voar.
Neste ano comemoramos também os 150 anos de Alberto Santos Dumont, pois o homem que deu asas à humanidade nasceu no dia 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu – local que, em 1890, passou a pertencer ao município de Palmyra (MG). Esta data marcou definitivamente o percurso da Aviação Mundial que em tão pouco tempo já se prepara para voar com os “carros voadores” ou também conhecidos como Evtol que usa energia elétrica para pairar, decolar e pousar verticalmente.
Força Aérea Brasileira
Por sua vez, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi fundada em 20 de janeiro de 1941 e é uma das três Forças Armadas do Brasil, ao lado do Exército e da Marinha. Inicialmente, a FAB tinha a importante missão de vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar, no entanto, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, o Brasil se viu forçado a entrar na guerra ao lado dos aliados. Desde então, a FAB recebeu grandes investimentos em equipamentos, formação de pessoal e aeronaves, desempenhando um papel decisivo na defesa do espaço aéreo brasileiro em seus 22 milhões de quilômetros quadrados.
Hoje, prestamos homenagem a todos os aviadores de todas as aviações e aos membros da Força Aérea Brasileira, cujo compromisso e dedicação são fundamentais para a proteção e soberania do nosso país. Em muitos momentos a aviação brasileira desempenhou um papel crucial na ajuda humanitária, desenvolvimento e integração nacional. Que nesta data reflitamos na importância da aviação e da defesa do espaço aéreo em nosso país e nos inspirem a alçar voos cada vez mais altos em busca de um Brasil seguro e próspero ainda mais conectado.
Parabéns a todos os aviadores e à Força Aérea Brasileira!