Trabalhar com informação requer profissionalismo, responsabilidade, ética e espírito de verdade. Não temos interesse em alavancar notícias visando atrair público. O Leitor deve ser atraído pelo conteúdo e não pela polêmica ou falsa declaração. O mercado aeronáutico requer profissionais de imprensa que possam exercê-la de forma especializada e imparcial. Para isso, é necessário que os autores estudem, leiam fontes distintas e saibam interpretar os conceitos envolvidos. Notícias relacionadas às instituições da federação, devem receber cuidado dobrado, apenas fontes oficiais são autorizadas. Seguiremos os protocolos de segurança quanto a interpretação das Fake-News. As publicações devem ser apresentadas de maneira objetiva e jamais devem ser alvo de especulações ou fazer deles a palavra oficial de nenhum órgão institucional. Não representamos nenhuma instituição e não podemos falar por elas, apenas divulgamos aquilo que já existe, com referências já publicadas. Cada autor possui suas convicções e nossos sentimentos não podem ser interpretados como especulação ou tendencioso, o sentimento nacionalista não deve ser interpretado como político de direita ou esquerda. Insatisfações são pertinentes e não serão inseridas na revista, pois não agregam valor coletivo ao projeto Vertical Plus.
Essa Orientações estarão presente em todas as Edições e servem de conceitos balizadores para nos guiar ao caminho desejável.
1- Sigilo da fonte: Embora seja direito constitucional quando estiver no exercício da profissão. Neste canal de comunicação não publicaremos: ideais pessoais, informações sigilosas, mensagens/material de origem privilegiada, política, qualquer informação que prejudique a imagem de uma instituição ou empresa, nacional ou internacional, exceto em fatos que de interesse público que atentem contra segurança do setor aéreo. Falamos sobre assuntos de aviação e não pelo setor de aviação. Não representamos ninguém.
2- Fotos: Este material deve ter os créditos do autor e no caso de fotos de aeronaves ou veículos militares, não será permitido imagens pessoais. Apenas as já existentes em canais oficiais ou fotografadas em eventos públicos. Cada imagem será analisada em seu contexto para resguardar as instituições e/ou empresas. Imagens da internet sem autoria devem ser identificadas como autor desconhecido. Imagens com logomarca não devem ser usadas sem autorização do autor.
3- Conteúdo: A internet possui muitas informações falsas. Neste projeto usaremos sites oficiais e sites institucionais, seja eles de fabricantes ou operadores. Trabalhos acadêmicos também serão aceitos.
4- Equipe Vertical+: Aqueles que pelo voluntariado escrevem para revista precisam estar cientes que este não é um trabalho remunerado. Não existe vínculo de patrão e empregado. Somos parceiros nessa missão e queremos que a família Vertical cresça constantemente. Parceria, amizade e lealdade nos levaram ainda mais longe.
5- Anúncios e Patrocinadores: Anúncios sevem para divulgar o trabalho de parceiros que apoiam o projeto. Não chegaremos a lugar algum sem a ajuda financeira. Operações para cobertura de eventos/reportagens, custam caro. Precisamos de transporte, equipamentos, estadia e alimentação. Tudo isso custa dinheiro e muitas vezes temos que tirar do próprio bolso, então toda ajuda é bem-vinda. Nem sempre a ajuda está relacionada com a ajuda financeira. Muitas vezes anunciaremos no entendimento que um determinado serviço é importante e útil. Não será possível identificar a natureza do anúncio, pois os motivos serão diversos. Quando surgir os patrocínios, temos certeza de que chegaremos ainda mais longe com o compromisso de dividir essa emoção com todos os que participam do projeto. Esperamos contribuir com a comunidade aeronáutica levando informação e alegria para tantas pessoas quanto for possível. E que fique registrado! É grátis.