O Embraer E195-E2, o maior membro da família de E-Jets da Embraer, recebeu a aprovação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) para operar no mercado chinês. Esta certificação, que segue a obtenção da mesma aprovação para o E190-E2 no ano anterior durante o Zhuhai Air Show, representa um importante passo para a expansão da Embraer no mercado chinês.
O CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, expressou seu entusiasmo com a certificação, destacando que a equipe da Embraer na China está trabalhando ativamente com clientes em potencial e fazendo progressos significativos. Ele enfatizou que o E2 oferece capacidade complementar às aeronaves chinesas ARJ21 e C919, proporcionando opções flexíveis, eficientes e ecológicas para as companhias aéreas chinesas em meio ao crescimento rápido do mercado de transporte aéreo global.
De acordo com as Perspectivas de Mercado para 20 Anos da Embraer, a Ásia-Pacífico, incluindo a China, deve apresentar um crescimento robusto, com aumento nos RPKs (passageiros-quilômetros transportados) de 4,4% ao ano nos próximos 20 anos. A demanda por aeronaves de até 150 lugares está em ascensão na China, impulsionada pela necessidade de flexibilidade e pela complementação das aeronaves de fuselagem estreita.
Guo Qing, Diretor Geral e VP de Aviação Comercial da Embraer China, salientou que o E195-E2 é uma aeronave altamente eficiente em termos ambientais e pode desempenhar um papel crucial na expansão das rotas regionais e na conectividade entre cidades secundárias e terciárias.
Em novembro do ano passado, o Embraer E195-E2 ‘TechLion’ fez sua estreia na China durante o Zhuhai Airshow, onde demonstrou suas capacidades e eficiência em combustível, bem como seu compromisso com a sustentabilidade. Com a certificação CAAC, a Embraer está posicionada para se destacar no mercado de aviação chinês.