Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

FAB instala Estação de Telecomunicações para controle do heliponto Porto Alegre (RS)

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Nesta terça-feira (07/05), a Força Aérea Brasileira (FAB) implantou uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) na sede do Comando Conjunto da Operação Taquari II, em Porto Alegre (RS), visando aprimorar o controle do tráfego aéreo na região e garantir maior segurança às operações de resgate.


A instalação da unidade de AFIS é uma resposta da Força Aérea Brasileira ao aumento do número de helicópteros envolvidos em operações de resgate na região de Porto Alegre. A medida visa proporcionar maior coordenação, eficiência e segurança às operações aéreas, especialmente em apoio à população gaúcha durante situações emergenciais.

A estrutura da unidade de AFIS inclui geradores, antenas para enlace de dados via satélite, computadores em rede e sistemas de comunicação VHF-AM. Cerca de 40 militares, entre técnicos, meteorologistas e controladores de tráfego aéreo, foram mobilizados para operar a unidade, garantindo sua eficácia.

O AFIS Taquari proporcionará maior segurança e coordenação às aeronaves envolvidas em operações de resgate na região metropolitana de Porto Alegre. A divulgação das informações relativas à operação da “Rádio Taquari” foi realizada por meio de um NOTAM, contendo a área de abrangência do serviço e as frequências de comunicação aeronáutica.

Além disso, foi emitido um segundo NOTAM informando a ativação do “heliponto Taquari”, exclusivamente para operações humanitárias utilizadas pelos helicópteros de resgate. Essas medidas visam otimizar o suporte às operações de resgate e garantir uma resposta eficiente durante situações de emergência na região.

Comentários

YOUTUBE
INSTAGRAM
DESTAQUE
EM ALTA

A Azul Linhas Aéreas anunciaram uma ação nacional para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress