Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Helicóptero Robinson R66 da Helisul reforça vigilância aérea no Paraná

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Por: Helisul Aviação

A empresa de aviação Helisul entregou ao governo do Paraná dois helicópteros modelo Robinson R66, fabricados nos Estados Unidos. As aeronaves, arrendadas pelo governo, passaram por modificações no Brasil pela empresa paranaense para atender ao Projeto Falcão, que visa melhorar a eficiência das operações policiais em todo o estado.

Em uma cerimônia simbólica realizada na última sexta-feira (18) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o superintendente executivo da Helisul, Humberto Biesuz, presenteou o governador Carlos Massa Ratinho Junior com uma maquete do helicóptero.

Segundo o governador, “Esses são os primeiros helicópteros da América do Sul adaptados especificamente para o trabalho policial, com tecnologia de ponta embarcada. Hoje, podemos afirmar que temos as forças de segurança mais bem equipadas do Brasil.”

O Projeto Falcão representa um avanço significativo na aplicação de tecnologia de inteligência policial no Brasil. As duas aeronaves, chamadas de Falcão 12 e Falcão 13, foram adaptadas para operar com óculos de visão noturna (OVN), incluindo modificações no painel dianteiro e a instalação de equipamentos, luzes e aviônicos compatíveis com essa tecnologia.

Além disso, foi instalado o sistema MX-10, projetado para ser usado em aeronaves, helicópteros e veículos aéreos não tripulados (VANTs). Ele oferece imagens térmicas de alta resolução para auxiliar em operações de vigilância, busca e salvamento, reconhecimento de alvos, controle de fronteiras e patrulhamento policial, incluindo zoom óptico contínuo com alcance de até 15 km, dependendo das condições atmosféricas e do tamanho do alvo.

Essas aeronaves têm grande capacidade operacional e são tripuladas por piloto, copiloto e um operador, sendo desenvolvidas como uma plataforma de inteligência policial para o gerenciamento de ocorrências. Recentemente, um dos helicópteros foi usado de forma experimental para apoiar as operações de busca do avião monomotor que caiu na Serra do Mar paranaense no início do último mês de julho.

Uma das aeronaves terá como base Curitiba, enquanto a outra será posicionada em Cascavel, atendendo principalmente aos municípios da região Oeste e Tríplice Fronteira.

Sobre a Helisul

A Helisul, empresa brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado da aviação, é uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. Com uma frota de 55 aeronaves, 24 hangares e 14 bases distribuídas pelo Brasil, oferece uma ampla gama de serviços aéreos especializados, incluindo manutenção, gerenciamento, fretamento e transporte aeromédico. Além disso, a Helisul está envolvida em iniciativas inovadoras, como a aquisição de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) da Eve Urban Air Mobility, da Embraer, e a expansão para o mercado de drones para inspeção industrial e monitoramento remoto em 2022.

Comentários

YOUTUBE
INSTAGRAM
DESTAQUE
EM ALTA

Essa iniciativa representa um avanço na capilaridade das rotas latino americanas, fato que coloca a Azul Linhas Aéreas em posição de destaque no cenário turístico Sul Americano.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress