Além das atividades cotidianas de monitoramento do tráfego, a equipe da aviação operacional do Detran-DF está desempenhando um papel crucial em salvar vidas. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, o helicóptero do Detran tem sido fundamental no transporte de órgãos, como corações, para transplantes em pacientes do Distrito Federal.
O transporte de órgãos para transplante é uma corrida contra o tempo, e o helicóptero do Detran-DF tem sido uma peça fundamental nesse processo. Fo assim que na sexta-feira (15), o helicóptero Sentinela realizou mais um importante transporte de um coração destinado a um transplante na capital. Este foi o sexto coração transportado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) somente neste ano.
O órgão foi recebido da cidade de Belo Horizonte (MG) e chegou a Brasília por volta das 13h, no Pátio Militar do Aeroporto Internacional, sendo transportado previamente pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave Sentinela, com o piloto Ricardo de Oliveira Timóteo, o copiloto Alessandro Silva e o operador aerotático Fernando Avelar, realizou o traslado entre o aeroporto e o Hospital das Forças Armadas (HFA).
Uma parceria de longa data.
Essa parceria entre o Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes existe há nove anos, garantindo a rapidez necessária para o transporte de órgãos, fundamental para os transplantes realizados no Distrito Federal e regiões.
Desde 2015, o Detran-DF já transportou 62 corações, sendo 11 somente no ano passado e seis até o momento em 2024. Essa colaboração tem sido crucial para salvar vidas, mostrando o comprometimento da autarquia em contribuir, tanto em operações terrestres quanto aéreas, para a saúde e bem-estar da população.
Fonte: Detran DF
Texto e Revisão: @luizcarlosaero