Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Investimentos em tecnologia impulsionam aviação para o futuro

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

O relatório Transporte Aéreo – Insights em TI – 2023, divulgado pela SITA hoje, revela um aumento significativo nos gastos com tecnologia da informação (TI) tanto por parte de aeroportos quanto de companhias aéreas, impulsionando a inovação e a eficiência operacional do setor.

O setor de aviação está passando por uma transformação digital sem precedentes, conforme evidenciado pelo recente relatório da SITA. Em 2023, os gastos com TI atingiram valores expressivos, com aeroportos investindo US$ 10,8 bilhões e companhias aéreas US$ 34,5 bilhões, sinalizando um compromisso renovado com a excelência e a segurança operacional.

De acordo com a SITA, os Chief Information Officer (CIOs) do setor estão otimistas quanto ao crescimento contínuo desses investimentos em 2024, com mais de dois terços deles esperando uma expansão nas despesas. As principais prioridades de investimento incluem uma jornada de passageiros habilitada biometricamente e soluções sustentáveis para otimização do consumo de energia e redução de emissões.

Em termos de operações, tanto companhias aéreas quanto aeroportos estão focados em melhorar a eficiência e a experiência do passageiro. A implementação de tecnologia para check-in, etiquetagem de bagagens e embarque tem sido uma prioridade, com destaque para o uso crescente da biometria para reduzir o congestionamento.

Além disso, os CIOs estão buscando soluções inovadoras para otimizar processos operacionais, como inteligência empresarial e inteligência artificial. O uso de dados para melhorar a eficiência operacional é um desafio chave, impulsionando investimentos em IA e machine learning (IA voltada para previsão de resultados).

Foto: Luiz Carlos Jr

O setor de aviação está adotando uma abordagem proativa para enfrentar os desafios futuros, com investimentos pesados em tecnologia que prometem melhorar a eficiência operacional, a sustentabilidade, além de melhorar a experiência o cliente. À medida que avançamos em direção a uma recuperação total da demanda por viagens aéreas, essas iniciativas desempenharão um papel fundamental na criação de uma experiência de viagem mais tranquila com menos recursos gastos para solução de conflitos com os passageiros.

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Sua tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.  A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse http://www.sita.aero

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress