Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

KC-30 da FAB já está em Israel para repatriar brasileiros

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

A ação interministerial foi designada como Operação Voltando em Paz. Aeronaves estarão disponíveis para repatriar brasileiros por motivo da Guerra entre Israel e Hamas. Outras aeronaves foram acionadas para missão, entre elas outro KC-30 e dois KC-390, totalizando quatro aeronaves.

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel. Nesta segunda-feira (09/10), uma aeronave KC-30 pousou em Roma (Itália) às 07h50min (horário local, 02h50min horário de Brasília), proveniente de Natal (RN). O voo teve a duração de 09 horas.

O destino da aeronave é Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores. O primeiro voo de volta ao Brasil deve acontecer na terça-feira (10/10), sendo que a decolagem da cidade israelense está prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h, horário de Brasília).

Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium.

Segunda aeronave da FAB decola para Israel nesta segunda-feira (09/10)

A segunda aeronave KC-30, que decolou de Brasília (DF) nesta segunda-feira (09/10) às 16h20 (horário local), para repatriar brasileiros em Israel, também transportou cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate. 

O Comandante deste segundo KC-30, Major Aviador Rafael de Oliveira Bertholdo, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, comentou sobre a missão. “É uma grande responsabilidade para a nossa tripulação. Além disso, essa ajuda humanitária comprova também a característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea, pois foi possível preparar as aeronaves e coordenar a missão em um curto espaço de tempo. Fica nítida a real necessidade de nosso país possuir aeronaves desse porte. O KC-30 tem como uma das principais características a capacidade de transportar um grande número de pessoas, com segurança, para longas distâncias. Assim, essa é uma missão real de utilização do poder aéreo em tempo de guerra”, destacou.

A previsão é que a primeira aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10), a 1h da manhã (horário de Brasília). 

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre a importância da missão. “Quando falamos em reintegrar pessoas, estamos falando também de um objeto ligado a soberania. A reintegração nacional é uma missão característica da Força Aérea e nos sentimos muito orgulhosos de cooperar neste momento difícil”, pontuou o Oficial-General.

KC-30

Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB aumentou sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também é capaz de realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para inúmeros pacientes.

O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave ao Esquadrão Corsário resultará em um significativo incremento na eficiência operacional da FAB em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress