Apesar da flexibilização para usar o benefício tarifa Especial Diamante, a partir de abril de 2025 as regras são diferentes, dificultando demais o uso do benefício. Agora serão necessários juntar 32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis.
A Smiles, reconhecida como uma das principais plataformas de fidelidade do país, está ajustando suas regras a partir de 2025. As mudanças incluem exigências mais rigorosas para acumular milhas qualificáveis ou trechos, além de novos critérios para a emissão das Tarifas Especiais, um dos benefícios mais valorizados por seus participantes. Entenda o impacto dessas alterações e como elas podem transformar a experiência de clientes Ouro e Diamante.
Regras Atualizadas para 2025: A partir de abril de 2025, serão necessários:
18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis para usufruir da Tarifa Especial Ouro.
32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis para acessar a Tarifa Especial Diamante.
Essas tarifas poderão ser utilizadas exclusivamente em voos nacionais da GOL (com exceção de Fernando de Noronha) e serão válidas para até 5 beneficiários por cliente. Para efetuar a emissão, será necessário que a reserva seja feita com pelo menos 7 dias de antecedência, e as cotas terão validade de 12 meses a partir da data de concessão.
Regras Transitórias para Janeiro de 2025:
Em janeiro de 2025, clientes Ouro e Diamante que mantiveram a categoria no ano anterior continuarão elegíveis para os moldes antigos:
Clientes Ouro: 5 cotas independentes do saldo de milhas qualificáveis.
Clientes Diamante: 15 cotas.
As novas regras entrarão em vigor para esses clientes apenas no próximo upgrade de categoria ou em janeiro de 2026, o que ocorrer primeiro.
Emissão para Terceiros: Um Benefício Facilitado
Uma das mudanças positivas é a flexibilização na emissão de passagens para terceiros. Com o novo modelo, será possível emitir bilhetes para beneficiários sem que eles estejam na mesma reserva. O cliente poderá cadastrar até 5 passageiros frequentes para usufruírem do benefício, sendo necessário que o cadastro seja feito com pelo menos 30 dias de antecedência.
No entanto, o programa impõe uma restrição: alterações na lista de beneficiários só poderão ser feitas 18 meses após o cadastramento inicial.
As alterações no Smiles cria uma segmentação do Status Diamante que por enquanto inicia-se com o acumulo de 24.000 milhas qualificáveis ou 24 trechos qualificáveis. A notícia poderia ser ainda pior se aumentassem as regras para se tornar diamante, no entanto acredito que isso é uma questão de tempo. Embora as mudanças tornem o acesso às Tarifas Especiais mais complicada, a inclusão de benefícios como a emissão para terceiros demonstra uma tentativa de oferecer maior flexibilidade para quem utiliza o programa com a conta família, onde o acúmulo de milhas é realizado com mais de uma pessoa, no entanto 32 trechos/ 32k não é uma tarefa fácil. Essa mudança certamente não foi um presente de Natal que esperávamos da Sra. Smiles. Ainda mais quando a Latam Pass anuncia grandes melhorias em seu programa de fidelidade.
Editorial
O Smiles está claramente focada em realinhar seus benefícios, mas as mudanças podem desagradar clientes que valorizam a simplicidade dos critérios anteriores. Na minha opinião: muito melhor.