Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Primeiro KC-390 configurado com padrões OTAN entra em serviço

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Base Aérea Beja, 23 de outubro de 2023

Primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa entra em serviço. A Embraer celebra um marco histórico na Base Aérea de Beja com uma aeronave totalmente operacional nos padrões da OTAN a serviço da Europa.

Na última semana, momento em que comemorávamos o dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, o primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi oficialmente integrado à sua frota na Base Aérea de Beja. Este marco representa um passo estratégico para a Força Aérea Portuguesa, solidificando sua capacidade operacional com a aeronave de transporte tático militar multimissão KC-390 Millennium.

Uma Aeronave Operacional nos Padrões OTAN

A aeronave foi submetida a rigorosos testes e avaliações, atendendo aos critérios estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal. Além disso, o KC-390 Millennium agora está equipado com os sistemas padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um feito notável conquistado após uma extensa campanha de testes realizados em solo português. Essa jornada de testes bem-sucedidos foi fruto de uma colaboração exemplar entre a Embraer, a OGMA (Centro de Serviços de Manutenção do Grupo Embraer) e a FAP.

Divulgação Embraer

Em 2019, a FAP fez uma encomenda estratégica de cinco aeronaves KC-390 Millennium, além de um pacote completo de suporte e serviços, juntamente com um simulador de voo de última geração. A cerimônia de entrada em serviço ocorreu em 16 de outubro, em uma solene celebração realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança, expressou sua satisfação com esse momento histórico: “Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millennium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo.”

O Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390, também destacou a relevância desse marco: “A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências* e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade.”

Divulgação Embraer

Uma Aeronave Multimissão

O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar multimissão que oferece mobilidade superior, alta produtividade e flexibilidade operacional a custos operacionais eficientes. Possuindo uma capacidade de transporte de carga de 26 toneladas, o KC-390 Millennium supera outras aeronaves de transporte militar de sua categoria em termos de carga transportada, velocidade e alcance. Essa plataforma versátil é capaz de executar uma ampla variedade de missões, incluindo o transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias. Além disso, consegue operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, incluindo terrenos compactados, solo e cascalho.

O KC-390 Millennium é também a única aeronave em sua categoria atualmente em operação capaz de realizar missões de reabastecimento aéreo. A Força Aérea Brasileira já comprovou sua eficácia em operações de reabastecimento, incluindo o reabastecimento de diferentes modelos de caças e até mesmo de outro KC-390, utilizando pods instalados sob suas asas.

Portugal desempenha um papel fundamental como o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium. Sua participação no desenvolvimento e produção da aeronave tem impactos econômicos positivos, contribuindo para a criação de empregos, novos investimentos, aumento das exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, o KC-390 Millennium já recebeu encomendas do Brasil e da Hungria, e foi selecionado por Holanda, Áustria e República Tcheca.

A Embraer, empresa aeroespacial global com sede no Brasil, celebra com orgulho essa conquista que reforça seu compromisso em fornecer soluções de defesa de alto desempenho e tecnologia de vanguarda para seus parceiros internacionais.

Fonte: Embraer

Valências — Condições, capacidades ou recursos necessários para a prática de uma determinada atividade.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress