Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Relatório do CGNA Revela Tendências no Tráfego Aéreo Brasileiro

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), divulgou seu aguardado Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo referente ao mês de outubro de 2023. O documento revela insights valiosos sobre as operações nos principais aeródromos e na Região de Informação de Voo (FIR) do Brasil.

No mês em análise, aproximadamente 235 mil movimentos foram registrados em território brasileiro, contemplando pousos e decolagens de 100 localidades destacadas no relatório. No entanto, observou-se uma leve queda de 3,9% em comparação ao mesmo período de 2019.

A aviação comercial internacional, por sua vez, registrou uma diminuição de 1,7% em outubro, mantendo-se abaixo dos índices de 2019. Intrigantemente, o relatório traz uma projeção otimista para novembro, sugerindo que, pela primeira vez desde o início da pandemia, a aviação comercial internacional deverá superar os resultados do ano de 2019.

Veja o relatório Completo.

http://portal.cgna.decea.mil.br/files/uploads/anuario_estatistico/anuario_estatistico_2022.pdf

Destacando os dez aeroportos mais movimentados do mês, a lista inclui Guarulhos (SBGR), Congonhas (SBSP), Brasília (SBBR), Viracopos (SBKP), Santos Dumont (SBRJ), Confins (SBCF), Recife (SBRF), Salvador (SBSV), Porto Alegre (SBPA) e Jacarepaguá (SBJR), correspondendo a 47% do total de movimentos no Brasil.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos liderou o ranking com 23.720 movimentos, seguido por Congonhas (19.781), Brasília (12.220), Viracopos (10.314) e Santos Dumont (8.914).

Em outubro, o total de voos no Brasil atingiu aproximadamente 150 mil movimentos, acumulando 1,48 milhão de registros em 2023. Esse número representa um aumento significativo de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2022.

Destaca-se ainda que, no mesmo mês, a FIR Atlântico apresentou o maior movimento mensal de 2023, totalizando 4.502 movimentos e registrando o pico diário mais alto dos últimos três anos, com 175 movimentos.

Fonte: https://www.decea.mil.br/

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress