A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), esta fortalecendo seu efetivo de profissionais através de cursos, treinamento e qualificação para novos membros do órgão, promovendo a capacitação e integração de pessoal especializado para atender operações aéreas essenciais.
O compromisso de capacitar novos membros com a realização de cursos é um trabalho que vem ganhando força na Secretaria de Segurança Pública do Acre dada a importância de formar um profissional para atuar em missões de segurança pública com uso de helicópteros. O curso de Curso de Operador Aerotático tem uma duração de dois meses e tem em sua grade curricular diversas disciplinas teóricas e práticas. Nesta atividade é possível conhecer aspectos de segurança inerentes a um tripulante operacional de asas rotativas que atuará diversas operações reais. A proficiente neste tipo de trabalho é essencial para segurança da tripulação como também da população atendida.
O tenente-coronel Samir Freitas, coordenador do Ciopaer, ressaltou a importância do treinamento para integrar novos membros à equipe e garantir a padronização do serviço. No Curso de Operador Aerotático (Coat-AL) são realizados exercícios que inclui rapel, instrução de socorrismo, transporte de carga externa dentre outros.
Além disso, a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde garante o treinamento de atividades aeromédicas para profissionais da saúde, demonstrando a integração entre segurança e saúde nas operações aéreas.
A realização periódica de treinamentos como esse demonstra o compromisso das autoridades locais em manter equipes bem preparadas para lidar com diversas situações, garantindo a eficácia e segurança das operações aéreas no estado do Acre.