A Suécia planeja sustentar as variantes C e D para manter a operacionalidade de sua frota. Trata-se de versões mais antigas de suas aeronaves multifuncionais desenvolvidas localmente. Desta forma será possível compensar os custos da variante ECHO mais recente.
Suécia, 31 de outubro de 2023.
A principal empresa de defesa da Suécia, Saab, fornecerá atualizações e serviços para a frota de aeronaves multiuso JAS 39 Gripen C/D da Administração de Materiais de Defesa Sueca (FMV).
Em um acordo no valor de SKr 579 milhões (cerca de $52,6 milhões de dólares), o pedido prevê o desenvolvimento novos sistemas de suporte que harmonizarão as unidades Gripen C/D da FMV com a mais recente variante E. A Saab também fornecerá equipamentos e hardware adicionais para as aeronaves.
Este é um pedido adicional que ocorre após o contrato da FMV para desenvolver e testar a manutenção traseira do Gripen C/D e unir as variantes C, D e E seis meses atrás.
O Gripen C/D da Saab é uma aeronave de combate leve de motor único com várias funções, desempenhando diversos papéis em combate, incluindo missões ar-ar, ar-terra e de reconhecimento.
Manutenção da Capacidade Operacional:
“A atualização do Gripen C/D é um passo importante para manter um alto nível de capacidade operacional no mundo turbulento em que vivemos”, disse Lars Tossman, chefe da divisão Aeronáutica da Saab. “Também é importante para que o Gripen C/D possa operar além de 2030.”
Essa iniciativa demonstra o compromisso contínuo da Suécia em manter suas aeronaves operacionais e atualizadas para enfrentar os desafios em constante evolução do cenário de defesa global. A harmonização das variantes C/D com a variante E é um passo significativo para manter a eficiência e a eficácia das forças de defesa suecas.