Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

TUI Airline implementa tecnologia para reduzir o consumo de combustível nas decolagens

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

A TUI Airlines implementou com sucesso a solução SITA OptiClimb® em todas as cinco companhias aéreas do grupo como parte de seus esforços de sustentabilidade para reduzir as emissões de gases poluentes. Isso resultou em uma economia significativa de até 200 Kg de combustível e 600 Kg de CO2 por aeronave, diariamente.

A fase de decolagem é a que mais consome combustível em um voo, e a SITA OptiClimb® é uma solução avançada de análise preditiva que utiliza aprendizado de máquina para criar modelos de desempenho específicos para cada aeronave. Além disso, essa tecnologia incorpora previsões meteorológicas em 4D e dados operacionais de planejamento de voo, permitindo prever cenários de consumo de combustível. Ela fornece aos pilotos informações cruciais sobre velocidade de subida e de cruzeiro, otimizando o consumo de combustível sem comprometer o tempo de viagem.

Foto: Embraer

Conforme apontado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o combustível representa quase 30% dos custos operacionais de uma companhia aérea e é a principal fonte de emissões da aviação. Portanto, soluções digitais inovadoras, como a SITA OptiClimb®, estão sendo adotadas para proporcionar reduções imediatas no consumo de combustível e emissões, complementando as estratégias de longo prazo do setor, como o uso de combustíveis de aviação sustentáveis e a renovação das frotas de aeronaves.

Estima-se que, se todas as companhias aéreas adotassem a tecnologia OptiClimb®, seriam economizadas aproximadamente 5,6 milhões de toneladas de carbono anualmente.

Após ser parcialmente implementada por várias companhias aéreas da TUI em 2022, a SITA OptiClimb® agora está totalmente operacional em todas as cinco empresas do Grupo TUI, que inclui a TUI Airways, TUI fly Bélgica, TUI fly Alemanha, TUI fly Países Baixos e TUI fly Países Nórdicos. Como resultado, a solução resultou em uma economia total de cerca de 4.500 toneladas de combustível e 14.000 toneladas de carbono em 2022.

O Grupo TUI está comprometido com a redução das emissões até 2030 em suas companhias aéreas, cruzeiros e hotéis, com a TUI Airline visando uma redução de 24%. Uma das estratégias para atingir esse objetivo envolve medidas operacionais que melhoram o planejamento de voos e otimizam o gerenciamento de combustível, aproveitando tecnologias inovadoras, como a SITA OptiClimb®.

A SITA está orgulhosa de apoiar a agenda de sustentabilidade do Grupo TUI e está empenhada em auxiliar a indústria de transporte aéreo a acelerar sua jornada rumo às emissões zero de carbono, melhorando simultaneamente a eficiência das viagens por meio de inovação e tecnologia.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress