Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

Arena Brasil executa melhorias no Aeroporto de Juazeiro do Norte

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

A Aena Brasil conclui, neste mês de setembro, a renovação completa de um segundo aeroporto no Nordeste, o Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes, no Ceará.

Nesta fase importante para a infraestrutura aeroportuária do Brasil, presenciamos um marco significativo na transformação dos aeroportos nordestinos. Aena Brasil, uma das principais concessionárias aeroportuárias do país, reforça seu compromisso com a excelência ao entregar, neste mês de setembro, novas instalações e melhorias na pista e pátios das aeronaves. O resultado é um aeroporto totalmente revitalizado, projetado para proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem excepcional, seguindo os elevados padrões de conforto, segurança e modernidade, ao mesmo tempo que contribui para o crescimento econômico da região do Cariri.

As entregas de Maceió (em julho) e Juazeiro do Norte marcam as duas primeiras etapas desse processo no Nordeste, onde a concessionária está implementando melhorias em seis aeroportos. Essas melhorias incluem uma série de aprimoramentos, desde questões ambientais e de segurança até expansões e reestruturações de espaços físicos. Para concretizar todas essas mudanças, estão sendo investidos cerca de R$ 2 bilhões na região, abrangendo obras, sistemas e equipamentos.

No que diz respeito às pistas e aos pátios, várias intervenções foram realizadas para tornar os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros e em conformidade às normas vigentes. O pátio de Aviação Regular, por exemplo, agora conta com uma quinta posição, permitindo o recebimento de aeronaves como o Airbus A321. O pátio da Aviação Geral passou por uma reconstrução, com melhorias no pavimento e sinalização horizontal. Os pátios de aeronaves contam com torres de iluminação, aumentando a segurança das operações noturnas.

Foram realizadas adequações nas pistas de taxiamento, incluindo a implantação de nova sinalização vertical e horizontal. A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical, e outros ajustes. RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) foram instaladas nas duas cabeceiras, sendo que uma delas, a 31, agora possui um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo uma chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades.

Terminal de Passageiros

O terminal também passou por uma transformação significativa, mais que duplicando de tamanho, indo de 2,5 mil para 6,5 mil m². Sua capacidade operacional foi ampliada, podendo agora acomodar até 1000 passageiros no embarque e desembarque durante os horários de pico. Não se tratou apenas de aumento das dimensões físicas, mas também de modernização e maior conforto. Houve a implementação de uma nova fachada, reformulação e expansão das áreas de embarque e desembarque, bem como do setor comercial, incluindo opções de alimentação e varejo. Foram inauguradas nove lojas, além de salas comerciais dedicadas à alimentação e ao varejo.

Sustentabilidade

A Aena demonstra seu compromisso com o meio ambiente ao adotar o consumo de energia 100% renovável e de fontes certificadas, bem como ao investir em novas estações de tratamento, incluindo uma de esgoto e outra de água. Foi construída uma Central de Resíduos Sólidos moderna, com capacidade para a segregação de resíduos comuns e infectantes, encaminhando os resíduos comuns para cooperativas locais. O novo prédio de manutenção das companhias aéreas possui uma área específica para o tratamento de resíduos inflamáveis, e o antigo grupo gerador de 400 KVA foi substituído por dois novos, cada um com 360 KVA, garantindo o fornecimento de energia mesmo em condições meteorológicas adversas. Além disso, um sistema de drenagem foi implementado em toda a área operacional e no estacionamento em frente ao terminal.

No rumo correto para crescimento da Aviação Regional.

Em suma, as recentes melhorias no Aeroporto de Juazeiro do Norte, conduzidas pela Aena Brasil, não apenas aprimoram a infraestrutura aeroportuária local, mas também têm um impacto profundo e positivo na aviação regional como um todo. O compromisso com a segurança, eficiência, conforto e sustentabilidade reflete a visão de um setor de aviação regional mais forte e acessível.

À medida que os aeroportos regionais se tornam pontos de conexão mais eficazes, a aviação regional é fortalecida, promovendo o desenvolvimento das regiões circundantes e atendendo às crescentes demandas dos passageiros. Essas melhorias são um testemunho da importância contínua da aviação regional no cenário brasileiro e da dedicação em oferecer experiências de viagem de alta qualidade para todos os que dependem desse meio de transporte vital. Com uma infraestrutura aeroportuária aprimorada, a aviação regional está pronta para decolar rumo a um futuro mais promissor.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress