As aeronaves foram compradas par cumprir a função de reabastecimento aéreo, ainda aguardam processo de conversão para versão MRTT e usarão verba do PAC para garantir os custos do serviços.
Segundo o jornal britânico Flight Global a Força Aérea Brasileira está atualmente em trâmites com a divisão de defesa da Airbus para negociações em converter as aeronaves A330 em MRTT ( Multi Roler Tanker Transport) de modo permitir o reabastecimento em voo dos caças F-5EM e F-39E assim como as aeronaves de transporte KC390 e C105 em missões estratégicas.
As aeronaves, que foram adquiridas oriundas da frota da Azul e são designadas na FAB como KC-30, porém ainda não cumprem a função do reabastecimento aéreo. A aeronave é atualmente usada para transporte de militares e autoridades do governo brasileiro.
Havia uma expectativa que o Presidente Lula convertesse uma das aeronaves em presidencial para usar em viagens porém não vingou. O KC-30 será equipado com pods nas asas e mangueiras para o reabastecimento em voo.
Voyager
A verba prevista para o investimento deve vir do novo PAC, o programa de aceleração do crescimento do atual governo que deve investir outros 17 bilhões de reais na FAB adquirindo nove unidades do Embraer KC-390 e 34 do Saab F-39 Gripen, os dois principais vetores da Força Aérea Brasileira.
Sobre o A330 MRTT
O Airbus A330 Multi Role Tanker Transport é uma aeronave militar versátil que serve em várias funções, incluindo reabastecimento aéreo, transporte estratégico e evacuação médica. Desenvolvido pela Airbus com base no bem-sucedido Airbus A330 de passageiros, o MRTT é usado por várias forças aéreas em todo o mundo para melhorar suas capacidades estratégicas no abastecimento de suas aeronaves em manobras militares.