Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

JetBlue e a Fusão com Spirit Airlines pode chegar até Alaska Airlines

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

Novos detalhes sobre a disputa entre a JetBlue e a Spirit Airlines com o Departamento de Justiça em tribunal antitruste continuam.

A mais recente revelação: a JetBlue tem estado interessada em comprar e fundir-se com outra companhia aérea por anos e, em um momento, viu a Alaska Airlines como seu objetivo final.

O CEO da JetBlue, Robin Hayes, testemunhou no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Massachusetts nesta semana, afirmando que a JetBlue havia considerado oportunidades de fusão com várias outras companhias aéreas menores na década de 2010. Isso tinha o objetivo de impulsionar seu crescimento para competir com as quatro maiores companhias aéreas domésticas que dominam 80% do mercado dos EUA: American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines.

Em 2017, a JetBlue começou a explorar novas opções, focando em duas companhias aéreas potenciais, uma das quais era a Spirit, de acordo com um documento apresentado em tribunal e outra companhia aérea não divulgada.

Em apresentação feita ao conselho da JetBlue em 2017 foi destacado que cada uma das opções para se fundir com outras empresas é uma oportunidade estratégica para a JetBlue construir uma estrutura mais forte para competir contra as quatro grandes.

Divulgação: Spirit Airlines

A JetBlue revisitou seu interesse na Spirit no final de 2019, lançando um novo programa, codinome “Projeto Exchange”, para considerar uma fusão entre as duas companhias aéreas. Ela viu as semelhanças na frota e nos pedidos de aeronaves como uma grande oportunidade, listando a justificação estratégica para o projeto como a opção de “lançar uma marca desafiadora sustentável para as companhias aéreas legadas”.

O conselho da JetBlue votou a favor de prosseguir com a aquisição desta vez, e, em sua reunião de fevereiro de 2020, autorizou Hayes a abordar o CEO da Spirit, Ted Christie. No entanto, antes de poder dar prosseguimento, a pandemia de coronavírus começou a afetar as companhias aéreas, e o projeto foi suspenso até 2022, quando a Frontier e a Spirit anunciaram sua intenção de se fundirem.

A fusão entre a JetBlue e a Spirit está em andamento no Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Distrito de Massachusetts e espera-se que o processo seja concluído até 2024.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress