Pesquisar

Nova Edição

Distribuição Gratuita
ISSN :2764-5304

O Transporte Aéreo de Cargas: Um Setor Vital de uma Nação

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook

O transporte aéreo de cargas no Brasil atingiu um marco histórico em janeiro de 2021, movimentando cerca de 76 mil toneladas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse recorde desde 2000 destaca a crescente importância desse modal na logística nacional.

O transporte aéreo de cargas desempenha um papel essencial na logística moderna, proporcionando rapidez e eficiência na movimentação de mercadorias em escala global. Ao superar limitações geográficas, esse meio de transporte se destaca pela agilidade na entrega, sendo uma ferramenta viável para o comércio internacional e a cadeia de abastecimento que se consolidou num mundo pós-pandemia. A constante inovação tecnológica na aviação contribuiu para otimizar operações e reduzir custos, consolidando o transporte aéreo como um componente estratégico na distribuição de cargas em âmbito mundial.

Processos, pessoas e Aeronaves
A Logística Aérea é uma parte fundamental de um ecossistema ainda maior, pois não se resume apenas ao transporte; envolve uma série de regulamentações e procedimentos para movimentar um item do ponto A para o B.

Ao longo de toda a cadeia de transporte um produto passa por diversas etapas tais como coleta, recebimento, expedição, emissão de documentos, interação com companhias aéreas, e finalmente, a entrega ao destinatário.

Quando chegam nos aeroportos, os volumes são organizados por destino, pesados e conferidos pela companhia aérea. Muitos aeroportos, a exemplo da GRU Airport e Viracopos, possuem galpões logísticos capazes de receber uma variedade de cargas, desde as mais simples que não precisam de ambientes controlados até cargas vivas ou refrigeradas.

Quanto aos tipos de cargas, não existem restrições para o transporte aéreo, desde que atendam às regulamentações da ANAC. As exceções incluem produtos explosivos ou com certos gases não autorizados. A atenção deve estar voltada para a forma de acondicionamento no interior da aeronave em vista do peso máximo por volume e dimensões específicas com foco do peso e balanceamento que é inerente a cada tipo de aeronave.

Editorial
O transporte aéreo representa um setor estratégico para o desenvolvimento de uma nação. No Brasil estamos vendo movimentos de grandes concessionárias aeroportuárias na construção de extensos galpões logísticos conectados aos principais aeroportos do Brasil.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport, anuncia uma parceria com Brookfield Properties para construção e gestão de novos armazéns de carga, com uma área total de aproximadamente 345 mil m². Isso permitirá que novas empresas do mercado logístico possam explorar novos modelos de operação e negócios, abrindo novos fluxos de chegada, saída e passagem de cargas internacionais. Um destaque inédito disponível desde janeiro deste ano é a oferta do serviço de Transshipment que permite o trânsito internacional de carga no Brasil, que pode beneficiar empresas internacionais que utilizam o Brasil como porta de entrada e saída para a América do Sul.
Fonte: Defesa Em foco – Autor Luiz Carlos Jr

Além disso, destaca a flexibilidade do transporte aéreo para atender demandas específicas, como a entrega rápida de medicamentos e perecíveis, cuja ferramenta é essencial em um mundo globalizado. Este artigo é algo introdutório de um tema muito rico que podemos explorar ainda mais. No entanto, essa avaliação sobre o funcionamento e a aplicabilidade do transporte aéreo de cargas no contexto logístico brasileiro será a porta de entrada para vários temas do setor. Até breve.

Transporte aéreo de cargas, logística, ANAC, Logística Aérea, cadeia de suprimentos, entregas rápidas, regulamentações de carga aérea.

Comentários

EM ALTA

Nesta semana, a Azul Conecta promoveu um evento de lançamento da Nova Pintura “Pantanal Azul” em alusão ao Centro-Oeste brasileiro. As novas cores do Cessna 208B Grand Caravan matriculado pelo código PT-MEO que foi apresentado no Hangar da Azul Conecta em Jundiaí.

Leia Mais
ASAS ROTATIVAS
plugins premium WordPress